Prefeitura trabalha em projeto para solucionar coleta de esgoto na Rua José da Silva Neto

Rua José da Silva Neto, onde será instalada a elevatória para coleta de esgoto
  • 12/05/2020
  • Obras e Serviços Públicos

A Administração Municipal, por meio do Departamento de Engenharia, está criando um projeto que visa solucionar o problema de coleta de esgoto na Rua José da Silva Neto, em Pedra do Indaiá. O problema vem sendo enfrentado há anos pelos moradores e também pela Prefeitura.

A Rua José da Silva Neto não foi contemplada com a rede coletora de esgoto, construída há anos. Com isso, o esgoto gerado nos imóveis é jogado em uma fossa que foi construída, por administrações anteriores, no ponto mais baixo da via. Com o passar do tempo, aumentou-se o número de moradores e a fossa já não suporta mais o volume de esgoto gerado.

Atualmente, a Prefeitura retira o esgoto da fossa de uma a duas vezes na semana, investindo mão de obra de servidores e uso de trator e equipamentos. No entanto, essa é uma medida paliativa, pois a situação continua gerando incômodo os moradores e cada vez mais trabalho para o Município.

Visando solucionar o problema de vez, a atual Administração Municipal chegou a negociar com proprietários de terrenos localizados nas proximidades na tentativa de construir uma rede de coleta que pudesse ser interligada à já existente nas ruas próximas, no entanto, não houve acordo. Com isso, a Prefeitura decidiu resolver o problema instalando uma elevatória na fossa, isso permitirá que o esgoto gerado na Rua José da Silva Neto seja bombeado para a rede coletora, localizada na Rua José Ferreira dos Reis, sempre que ele atingir um certo nível. Assim, não haverá mais o risco de o esgoto atingir a superfície.

O projeto está sendo elaborado pelo Departamento de Engenharia e a instalação da elevatória deverá ser iniciada no próximo mês (junho).

Foto: Modelo de elevatória que será instalada