• Atendimento: Segunda a Sexta de 08h às 17h
  • Administração 2017-2020
  • FALE CONOSCO

Prefeito sanciona projeto para adesão do Município a novo Consórcio Intermunicipal

Prefeito sanciona projeto para adesão do Município a novo Consórcio Intermunicipal
  • 18/06/2020
  • Planejamento e Desenvolvimento Sustentável

O Município de Pedra do Indaiá está se preparando para fazer parte do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário (CIAS), que abrangerá também Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e Licenciamento Ambiental. A lei que autoriza a Prefeitura a participar do Consórcio foi assinada pelo prefeito Itamar Costa, na sexta-feira, dia 12. O projeto passou pela Câmara Municipal e foi aprovado pelos vereadores na quarta-feira, dia 10.

Benefícios

Por meio do novo Consórcio, o Município terá os seguintes benefícios:

  • Continuar desenvolvendo o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que tem como objetivo colaborar para que produtores de alimentos como queijos, doces e mel possam ter mais segurança, credibilidade e sucesso na comercialização dos seus produtos;
  • Serviços técnicos para modernização de procedimentos para descarte disciplinado de Resíduos Sólidos Urbanos; desenvolvimento de ações para coleta seletiva e consciente dos resíduos;
  • Serviços para regularização ambiental e de manejo sustentável.

 

Junto à nova lei, também foi aprovado na Câmara outro projeto visando permitir ao Município migrar do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste Mineiro (CIMCOM) para o Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário. A mudança foi necessária devido à extinção do primeiro Consórcio, o que ocorreu recentemente devido ao fato de que os dois possuem a mesma finalidade. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Alisson Geraldo Santos, explicou que o novo consórcio oferece mais vantagens aos municípios.

Oficializar

Para oficializar a entrada do Município no CIAS, falta ainda a assinatura do contrato de rateio entre os entes consorciados, ação que permite a divisão dos custos operacionais do Consórcio entre os Municípios. E, também, a realização de uma Assembleia Geral.

Municípios abrangidos

Já fazem parte do CIAS os municípios listados abaixo.  

Abaeté

Bambuí

Biquinhas

Cedro do Abaeté

Córrego Danta

Dores do Indaiá

Estrela do Indaiá

Iguatama

Luz

Martinho Campos

Medeiros

Morada Nova de Minas

Paineiras

Pompéu

Quartel Geral

Serra da Saudade

Araújos

Bom Despacho

Conceição do Pará

Florestal

Igaratinga

Leandro Ferreira

Maravilhas

Moema

Nova Serrana

Onça do Pitangui

Papagaios

Pará de Minas

Pequi

Perdigão

Pitangui

São Gonçalo do Pará

São José da Varginha

Divinópolis

São Sebastião do Oeste

Outros

Além de Pedra do Indaiá, estão em processo para entrar no consórcio os municípios de Camacho, Cláudio, Itapecerica, Carmo da Mata e Carmo do Cajuru. Outros municípios da região também poderão entrar no consórcio.