• Atendimento: Segunda a Sexta de 08h às 17h
  • Administração 2017-2020
  • FALE CONOSCO

Pedra do Indaiá é representada no Encontro Regional do Currículo Referência de Minas Gerais

As representantes de Pedra do Indaiá no Encontro
  • 23/12/2019
  • Educação

Pedra do Indaiá foi representada no 1º Encontro Regional Formativo sobre o Currículo Referência de Minas Gerais. Quem representou o município foram as especialistas em educação Rosana Santos, Julia Ribeiro e Joelma Vieira. A capacitação ocorreu no dia 17 de dezembro, em Itaúna-MG.

As participantes do encontro, que contou com a presença de representantes de diversos municípios, vão repassar o conhecimento adquirido a outros profissionais da educação, já que a ação foi idealizada para alinhar questões pedagógicas e aprimorar formas de dinamizar a aplicação, em sala de aula, das diretrizes adotadas no currículo para os alunos dos ensinos fundamental e infantil.

O documento, elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), começará a ser implementado nas unidades de ensino já no próximo ano.

Durante a formação, os multiplicadores - todas as pessoas responsáveis por repassar as dinâmicas apresentadas em suas regiões - participaram de oficinas e palestras. Temas, como o ensino por competências e habilidades, organização curricular da educação infantil por campos de experiências e planejamentos, foram trabalhados ao longo do treinamento.

“Foi um momento de formação muito importante e os conhecimentos adquiridos pelas educadoras serão repassados no início do ano letivo a todo o corpo docente do município”, destacou a secretária municipal de Educação, Regina Célia de Oliveira e Silva.


Trabalho conjunto


O Currículo Referência de Minas Gerais para o ensino infantil e o ensino fundamental é resultado de um intenso trabalho em regime de colaboração entre a SEE e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Minas Gerais (Undime-MG). Ele foi homologado no final do ano passado. O documento foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é o resultado da revisão dos currículos de todas as redes educacionais mineiras. O ano de 2019 está sendo de transição e dedicado à formação dos profissionais da Educação e estudo do Currículo Referência. Já em 2020 ele estará efetivamente nas escolas.