Município comemora com fogos chegada de novo aparelho para a Saúde

O aparelho está no Posto de Saúde
  • 17/04/2020
  • Saúde

Na tarde de hoje, sexta-feira, dia 17, o Município de Pedra do Indaiá comemorou, com fogos, a chegada de um aparelho novo, que foi comprado pela Administração Municipal e que é muito importante para o atendimento aos pacientes.

O prefeito Itamar Costa destacou que, desde 2017, a Administração Municipal vinha tentando comprar o aparelho. Foram muitas tentativas frustradas devido ao processo de licitação que, por diversas vezes, foi impugnado e, outras vezes, o preço era exorbitante, chegando a R$180 mil. “Foi uma saga de três anos. A chegada do equipamento realmente merece uma grande comemoração, especialmente nesse momento de tanta apreensão que estamos vivendo na área da saúde, devido à pandemia mundial do coronavírus”, ressaltou.

A secretária  municipal de Saúde, Daniele Cristina da Silva, explicou que o aparelho significa vida. “Com este equipamento conseguimos aumentar a sobrevida dos pacientes, ele é importantíssimo", disse.

Daniele explicou, ainda, que o Município tem um desfibrilador, mas ele não tem as mesmas funções do aparelho novo, está ultrapassado, tem mais de dez anos, e não monitora o paciente. “Esse equipamento novo monitora o paciente, tem diversas funções como marca passo e oximetria, por exemplo. Até então, o Município não tinha um aparelho dessa magnitude, com capacidade para aumentar a sobrevida dos pacientes”, destacou.

O aparelho custou R$35 mil e está instalado no Posto de Saúde. “Estamos torcendo para que não precisemos usá-lo, mas se precisarmos, o Município o tem”, destacou Daniele.

O  aparelho

O equipamento é um Monitor Cardiovascular Desfibrilador Bifásico Cardiomax que tem a função de Prevenção de morte súbita (PMS). Ele permite o monitoramento contínuo do paciente e identifica o início de um episódio de Fiblilação Ventricular ou Taquicardia Ventricular Rápida, apresentando um alarde visual e sonoro, alertando a equipe de saúde e permitindo que o paciente seja tratado com choque em tempo muito menor, aumentando significativamente as chances de reversão da parada cardiorrespiratória. A função de Auto Sequência de Carga - quando habilitada - permite a configuração prévia de energias pelo usuário para o primeiro, segundo e terceiro choques, sem necessidade de alteração manual do seletor. O equipamento também conta com a nova tecnologia CRT (Checagem em Tempo Real), que realiza autodiagnóstico.

Click aqui para ver informações técnicas do aparelho