Inscrições abertas para castração gratuita de cães e gatos

• 21/01/2020
  • Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

Os indaiaenses que desejam castrar gratuitamente o seu cão ou gato, seja macho ou fêmea, terão uma nova oportunidade. O castramóvel estará no município novamente no dia 24 de abril. Os interessados devem fazer a inscrição do animal no Setor de Epidemiologia, que funciona junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Para que o animal seja cadastrado é preciso deixá-lo em jejum. Portanto, os que serão castrados pela manhã precisam entrar em jejum a partir das 19h do dia anterior; já os que serão castrados na parte da tarde precisam entrar em jejum a partir de 7h da manhã do mesmo dia.

Cerca de 400 cães e gatos já foram castrados gratuitamente

A Administração Municipal já promoveu a castração gratuita de aproximadamente 400 cães e gatos, em Pedra do Indaiá. As cirurgias foram realizadas em parceria com a Associação Regional de Proteção Animal (Arpa II) entre 2018 e 2019 e janeiro deste ano.

A iniciativa da Prefeitura visa ajudar as famílias a evitar ninhadas indesejadas de cães e gatos, que muitas vezes acabam abandonados e indo para as ruas e, com isso, dificultando o controle de saúde pública, já que diversas doenças podem ser transmitidas por meio dos animais.

A última ação de castração ocorreu nos dia 8 e 9 deste mês, em Pedra do Indaiá e no distrito de Lambari. Apenas nos dois dias foram cadastrados 18 gatos e 41 cães.