Covid-19: Secretaria de Saúde esclarece que está seguindo Protocolo determinado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde

• 08/05/2020
  • Saúde - COVID19

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedra do Indaiá esclarece à população que todos os procedimentos e ações relacionadas à prevenção e enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) no Município são determinados por autoridades de saúde como o Ministério da Saúde, a Organização Mundial de Saúde, e a Secretaria Estadual de Saúde.
A equipe municipal de Saúde é obrigada a seguir todos os procedimentos e garantir que eles sejam cumpridos.

Entenda
O que define um caso confirmado de coronavírus
• O Ministério da Saúde determina que se o teste rápido tiver registro na ANVISA e o resultado for positivo, o Munícipio tem que conduzir o caso como confirmado e impor o Isolamento Social para o paciente e para todos os contatos dele.
• É pedido para o paciente fazer o RT-PCR dentro da janela imunológica dele, a coleta desse exame tem que ser realizada em sua residência, para que o mesmo não circule em vias públicas, nem vá a outro município, prevenindo, assim, possível disseminação do vírus. Porém, independente do resultado desse segundo exame a Secretaria Municipal de Saúde tem que conduzir o caso como positivo a partir do resultado do primeito exame e garantir o cumprimento do isolamento do paciente e de pessoas que tiveram contato recente com ele.

Protocolo seguido pela Secretaria Municipal de Saúde

“Conforme Nota Técnica COES MINAS COVID-19 Nº 29/2020 - 30/04/2020, no caso dos testes sorológicos, serão aceitos resultados de testes que possuam registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os resultados positivos serão aceitos para fins epidemiológicos. Entretanto, os resultados negativos, não deverão ser utilizados para descartar os casos suspeitos”. (MINASGERAIS, 2020)
“Biologia molecular (RT-PCR em tempo real, detecção do vírus SARS-CoV2): com resultado detectável para SARS-CoV2. Amostra coletada, preferencialmente até os 07 dias de sintomas. Imunológico (Teste rápido ou sorologia clássica para detecção de anticorpos para SARS-CoV2): Com resultado positivo para anticorpos IgM e/ou IgG. Em amostra coletada após o sétimo dia do início dos sintomas”. (MINASGERAIS, 2020).
O que são considerados contatos próximos
• Uma pessoa que teve contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos);
• Uma pessoa que tenha contato direto desprotegido com secreções infecciosas (por exemplo, gotículas de tosse, contato sem proteção com tecido ou lenços de papel usados e que contenham secreções);
• Uma pessoa que teve contato frente a frente por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 2 metros;
• Uma pessoa que esteve em um ambiente fechado (por exemplo, sala de aula, sala de reunião, sala de espera do hospital etc.) por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 2 metros;
• Um profissional de saúde ou outra pessoa que cuide diretamente de um caso de COVID-19 ou trabalhadores de laboratório que manipulam amostras de um caso de COVID-19 sem Equipamento de Proteção Individual (EPI) recomendado, ou com uma possível violação do EPI;
Além das referências bibliográficas citadas abaixo, a população pode se informar pelo Disque Saúde 136 ou pelo aplicativo lançado pelo Ministério da Saúde (https://www.gov.br/pt-br/apps/coronavirus-sus). Podendo também recorrer à Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3344-1144 e nas Unidades Básicas de Saúde: 3344-1260 e 3344-1139.

As informações colocadas acima (no quadro Entenda) estão contidas nos Protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.

Click aqui para acessar o Protocolo do Ministério da Saúde.

Click aqui para acessar o Protocolo da Secretaria Municipal de Saúde.