Comitê de enfrentamento faz reunião e alerta para período de risco de infestação do transmissor da dengue

• 18/12/2019
  • Saúde

A Administração Municipal promoveu uma reunião da equipe do Setor de Endemias e membros do Comitê de Enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti: dengue, zika vírus e chikungunya. O alerta nesse momento é sobre o risco de infestação devido ao verão, período de chuvas e de sol forte, o que colabora para a proliferação do vetor.

A reunião ocorreu no último dia 12. Na ocasião, foram apresentados os dados do último Levantamento de Índices do Aedes Aegypti (LIRAA), realizado em mais de 80% dos imóveis do Município. A pesquisa demonstrou baixo risco de infestação, em menos de 0,5 dos imóveis foram encontradas larvas do mosquito. No entanto, a atenção deve ser redobrada, já que o tempo, sol e chuva, colabora para a proliferação do transmissor das doenças, destaca a coordenador de Endemias, Adriana Lopes.

O resultado do trabalho de prevenção realizado, neste ano, pela Administração Municipal em conjunto com o Comitê, foi comemorado. No decorrer de 2019, foram realizadas diversas ações de conscientização, incluindo apresentação de teatro e palestras nas escolas.

Colabore

Para que o Município fique livre das doenças é preciso a colaboração de todos, especialmente dos moradores, que devem manter suas casas e quintais livres de vasilhas com água parada, até mesmo uma tampa de refrigerante com água pode servir de criadouro para o mosquito.  Atenção especial deve ser dada também para os bebedouros de animais como galinha, gato e cachorro. Eles devem ser lavados todos os dias, já que o prazo de reprodução do Aedes Aegypti é curto, alerta Adriana.

O Comitê conta com representantes do Legislativo, Polícia Militar, Emater, Copasa e igrejas Católicas e Evangélicas, além do Executivo.

Nova pesquisa

Novas visitas aos imóveis serão feitas em janeiro. Deixe sua propriedade limpa e ajuda o Município a eliminar as doenças.