Administração Municipal vai a Brasília defender não extinção de Pedra do Indaiá

Itamar com o presidente da AMM, Julvan Lacerda; o presidente da CMM, Aroldo; e o prefeito de Andradas, Rodrigo
  • 09/12/2019
  • Governo de Pedra do Indaiá

A Administração Municipal continua trabalhando para que Pedra do Indaiá não seja transformada em distrito, dependente de outro Município. Nesta semana, o prefeito Itamar Costa esteve em Brasília, junto com outros prefeitos, participando da Mobilização Municipalista contra proposta do Governo Federal de extinção de municípios.

Na manhã de terça-feira, 3 de dezembro, os prefeitos e representantes das estaduais lotaram o auditório Petrônio Portela, do Senado Federal. Já na manhã de quarta-feira, dia 4, a mobilização ocorreu na Praça dos Três Poderes, debaixo de chuva.

O manifesto foi organizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O prefeito acredita que é preciso muito trabalho contra a proposta do Governo. “Fazendo a conta de 210 milhões de pessoas no Brasil, os pequenos municípios representam de 3% a 4% da população brasileira, então o Congresso Nacional talvez não vai olhe muito para nós (dos pequenos municípios), os nossos deputados sim, mas a maioria dos deputados que são de cidades grandes pode não apoiar a nossa causa. Então, temos que trabalhar muito para fazer essa defesa do nosso Município”, destacou Itamar.

Critérios

A PEC 188/2019 propõe a extinção dos municípios de até cinco mil habitantes que não atingirem, em 2023, o limite de 10% dos impostos municipais sobre sua receita total.

Mobilização em Minas

O prefeito participou também de uma mobilização estadual contra a proposta do governo federal, realizada pela AMM no dia 26 de novembro, em Belo Horizonte.

Itamar na mobilização, em Brasília